SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11La anulación del lazo social y la sociedade escasa: El desafio del trabajo con adolescentes en situación de expulsión social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

BALBINO, Vivina do C. Rios. Violações dos direitos humanos no Brasil e propostas de mudanças na formação e prática do psicólogo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.11, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este artigo mostra aspectos das violações dos direitos humanos no Brasil evidenciando o agravamento dessa situação em alguns grupos sociais de risco como: mulheres, crianças e jovens, negros, pobres, analfabetos e homossexuais. Cita estudos que demonstram essa realidade ainda extremamente perversa no Brasil, especialmente nos grupos sociais acima enumerados. A questão do gênero no Brasil revela um quadro dramático, assim como se observa em relação à situação das crianças e dos jovens. Como conseqüência de uma grande preocupação com essa situação de violação generalizada dos direitos humanos no Brasil, mostra-se a importância e a necessidade de uma melhor atuação preventiva do Estado (políticas públicas efetivas) e da sociedade civil no enfrentamento desses problemas sociais. Ressaltando a relevância da possível contribuição da Psicologia nessa área, o trabalho é concluído com algumas sugestões de mudanças na formação e na prática do psicólogo brasileiro visando a uma atuação profissional mais comprometida com os direitos humanos no Brasil.

Palabras clave : Direitos Humanos; Violação; Formação; Psicólogo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License