SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13Cirurgia cardíaca pediátrica: o papel do psicólogo na equipe de saúdeA coexistência de duas lógicas da avaliação: classificatória e formativa, no discurso do docente de ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro. A concepção do processo ensino-aprendizagem e a percepção dos resultados: Análise das (in)congruências ao nível das orientações epistemológicas (resultados comparativos numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês). Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três áreas de leccionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objectivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a actividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua acção. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências, ao nível das suas orientações epistemológicas, entre a concepção do processo ensino-aprendizagem e a percepção dos resultados da sua própria acção.

Keywords : Orientações metodológicas; Epistemologias; Processo ensino-aprendizagem; Concepções; Percepção dos resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License