SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13A concepção do processo ensino-aprendizagem e a percepção dos resultados: Análise das (in)congruências ao nível das orientações epistemológicas (resultados comparativos numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês)Subjetividad, complejidad y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

HOFFMANN, Dianete Maria Ragazzan  y  SZYMASNKI, Maria Lídia. A coexistência de duas lógicas da avaliação: classificatória e formativa, no discurso do docente de ensino médio. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O artigo aborda avaliação escolar cuja finalidade é identificar no discurso docente a concepção de avaliação no processo de construção do conhecimento verificando como os professores avaliam os alunos e como sabem que aprendem. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa mediante entrevistas com docentes do Ensino Médio da rede pública estadual no município do oeste paranaense. A abordagem teórica fundamenta-se na abordagem sócio-histórico-cultural, que pressupõe a avaliação não somente em saber como o aluno aprende ou como o professor ensina, mas como ocorre o processo de construção do conhecimento no ensino-aprendizagem, através de mediações: professor, alunos e conhecimento. Neste estudo verificou-se a coexistência da avaliação classificatória e formativa nas práticas avaliativas. Necessita conceber avaliação enquanto estratégia diagnóstica e prognóstica das práticas avaliativas, a qual implica em abordá-la em seu caráter histórico, cotidiano e cumulativo, privilegie a construção/reconstrução dos conhecimentos no processo ensino-aprendizagem e a respectiva apropriação por todos os estudantes.

Palabras clave : Avaliação escolar; Prática avaliativa docente; Ensino-aprendizagem.

        · resumen en Español     · texto en Portugués

 

Creative Commons License