SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13A coexistência de duas lógicas da avaliação: classificatória e formativa, no discurso do docente de ensino médioDiferenças comportamentais de gêneros em espaços estruturado e não-estruturado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

MITJANS MARTINEZ, Albertina. Subjetividad, complejidad y educación. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Como expressão do interesse crescente por avançar na compreensão dos processos humanos reconhecendo sua complexidade o artigo apresenta uma concepção psicológica do funcionamento humano que, a diferencia das que tem sido dominantes na psicologia, está orientada a uma compreensão complexa do funcionamento psicológico e que tem mostrado valor heurístico para avançar na compreensão de importantes processos educativos. Após da explanação dos elementos essenciais da Teoria da Subjetividade a partir de uma perspectiva histórico-cultural se salientam as principias linhas de pesquisa que, no campo educativo, estão se desenvolvendo a partir desse referencial. De forma específica exemplifica-se, a partir de um conjunto de pesquisas no campo da criatividade, a utilização do referencial teórico apresentado para avançar na compreensão da complexidade dos processos criativos no contexto educacional. Finalmente destacam-se as principais implicações educacionais derivadas dos resultados das pesquisas realizadas.

Keywords : Complexidade; Educação; Subjetividade; Criatividade; Teoria histórico-cultural.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License