SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Subjetividad, complejidad y educaciónDiscierno luego existo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

BROERING, Camilla Volpato  y  FRANCA, Grazielle Rocha. Diferenças comportamentais de gêneros em espaços estruturado e não-estruturado. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A presente pesquisa investigou se existem diferenças comportamentais entre meninos e meninas na situação da brincadeira, dentro de espaços estruturado e não-estruturado, categorizou os comportamentos obtidos nos diferentes espaços, e verificou a freqüência dos mesmos nos espaços distintos. Utilizou-se como método a observação realizada em duas etapas: observação livre para levantamento de dados iniciais; observação para a contagem de comportamentos mais freqüentes. Observou-se 11 crianças, 05 meninos e 06 meninas, de uma escola particular infantil. Percebeu-se que as diferenças confirmam o que a literatura aponta em relação aos comportamentos, visto que os meninos apresentam mais comportamentos de discutir, chamar a atenção, agredir, brincar com o corpo, explorar o ambiente, e birra; enquanto que as meninas apresentam comportamentos de cuidar, organizar, e serem assertivas. O comportamento de imitar é mais comum para os meninos, o que sugere uma nova pesquisa, pois tal comportamento deveria ser comum aos gêneros masculino e feminino.

Palabras clave : Diferenças comportamentais; Espaços estruturado e não-estruturado; Gênero; Brincadeira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License