SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Discierno luego existoLocus de controle e bem-estar subjetivo em estudantes universitários da Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

VIDAL, Manola. Sobre a gravidez subseqüente a morte perinatal: a síndrome da criança de substituição. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Objetivo: Investigar o humor materno após parto prematuro em sua relação com as síndromes do “Bebê de substituição”e da “Criança Vulnerável”a partir da hipótese de que o processo de humanização de assistência em unidade de tratamento intensivo não leva em conta a especificidade da experiência singular de cada mãe. Método: Faz parte do trabalho realizado durante o curso de Doutorado em Saúde da Mulher,(FIOCRUZ-Instituto Fernandes Figueira) que utilizou do método qualitativo de pesquisa em saúde para a construção de histórias de vida através das técnicas de entrevistas abertas,não diretivas,e observação participante.O trabalho de campo consistiu no acompanhamento da dupla mãe-bebê durante a internação e seis meses após a alta hospitalar. A amostra dos sujeitos selecionados foi realizada a partir do critério relativo ao acompanhamento por 24hs de internações com duração igual ou superior a 30 dias.Este artigo se refere a uma das quatro histórias de vidas construídas. Resultado: A investigação da hipótese permitiu um aprofundamento na compreensão sobre o estado de humor materno a partir do conhecimento sobre a influência que a situação de óbito perinatal possui nas gestações subseqüentes.Resultou em sugestões sobre a necessidade de implementação de mecanismos de escuta à equipe de profissionais em saúde perinatal, que facilitassem a compreensão solidária ao significado do acompanhamento materno a internação hospitalar, bem como as dificuldades de ingresso e interação mãe-bebê em ambiente doméstico.

Palavras-chave : Bebê de substituição; Criança vulnerável; Morte perinatal; Gravidez de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License