SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Sobre a gravidez subseqüente a morte perinatal: a síndrome da criança de substituiçãoHabilidades em tecnologias: avaliação de professores da educação básica brasileira. Psicologia e desenvolvimento tecnológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de; VERA NORIEGA, José Angel; MARTINS, Cíntia Ribeiro  y  NEVES, Maria Tereza de Souza. Locus de controle e bem-estar subjetivo em estudantes universitários da Paraíba. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O interesse sobre a relação entre o bem-estar subjetivo (BES) e outros construtos tem aumentado nas últimas três décadas. Neste sentido, buscou-se verificar o poder de predição das dimensões do locus de controle (LC) - interna (LCI), externa (LCE) e afiliativa (LCA) - acerca do BES em 629 estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Utilizaram-se as Escalas de Satisfação com a Vida, dos Afetos e de Satisfação com Áreas da Vida, para mensurar o BES, e a Escala de Locus de Controle. Verificou-se que o nível de BES desses jovens pouco oscila conforme o controle adotado. A fraca predição existente refere-se apenas ao LCI - o controle é atribuído ao próprio indivíduo - e ao LCA - o controle deve-se a outros indivíduos. O LCE, em que o controle é atribuído ao acaso, não prediz tal construto. Mesmo levando em conta que o BES não mostra relação com o LCE, os estudantes da UFPB apresentam, como predominante em suas vidas, essa dimensão do locus de controle.

Palabras clave : Bem-estar subjetivo; Dimensões do locus de controle; Universitários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License