SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Locus de controle e bem-estar subjetivo em estudantes universitários da ParaíbaPsiquiatría y psicología forense en México: precisiones acerca del supuesto intrusismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  e  MARTINS, Ronei Ximenes. Habilidades em tecnologias: avaliação de professores da educação básica brasileira. Psicologia e desenvolvimento tecnológico. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Objetivou-se verificar as habilidades dos professores quanto ao uso de tecnologias na educação básica, por meio dos escores obtidos com o instrumento Escala de Padrões de Desempenho em Informática Educacional. Também foram exploradas diferenças por região geográfica de residência, nível de escolaridade e dependência administrativa de atuação. Participaram 755 professores, com idade entre 23 e 64 anos, 96,60% mulheres, 44,20% da rede pública estadual e 55,80% da municipal, nas regiões Nordeste (N=205) e Sul (N=550) de Minas Gerais. Nos resultados, o grupo demonstrou não possuir habilidades necessárias para executar atividades de ensino que incluam tecnologia ou mesmo gerirem tais recursos. Apesar de ainda estarem em um nível muito elementar, os professores da rede publica que atuam na região sul de Minas Gerais demonstraram estar mais preparados. As informações obtidas indicam necessidade de ampliação dos investimentos em capacitação dos professores e também de acompanhamento do efetivo uso das tecnologias nas escolas.

Palavras-chave : Psicologia educacional; Tecnologias; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License