SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13O homem na pós-modernidade: reflexões sobre as identidades masculinas em São Luís-MAEstudio sobre clima y satisfacción laboral en una empresa comercializadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

HIGUCHI, Maria Ines Gasparetto  y  CUNHA, Daniele da Costa. Práticas de envolvimento socioambiental com moradores do entorno de uma reserva florestal em Manaus-AM. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este trabalho discute a trajetória das motivações e das interações sociais entre membros de um grupo formado com moradores do entorno da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus- AM. O processo fundamentado na pesquisa-ação-participante foi tecido numa diversidade de situações e vivências produzidas pelo próprio grupo no período de dois anos. Além dos aspectos específicos de sociabilidade e intersubjetividade dos membros, observou-se uma temporalidade inerente aos acontecimentos vividos no grupo. Os diferentes momentos cronológicos da mobilização grupal indicaram estratégias diferenciadas na elaboração de base de sustentação para atividades operativas. Constatou-se que a mobilização para ações coletivas de cuidado sócio-ambiental está intrinsecamente associada às vivências cotidianas dos membros fora e dentro do grupo. Da mesma forma, estratégias grupais se mostravam mais bem sucedidas quando os sujeitos se envolviam na elaboração de metas, cujo processo culminasse numa visibilidade social imediata e concreta.

Palabras clave : Grupos; Envolvimento comunitário; Meio ambiente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License