SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Estudio sobre clima y satisfacción laboral en una empresa comercializadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

COSARINSKY, Nilda. Los nuevos contextos socioeducativos: aportes del psicólogo institucional incluido en un equipo interdisciplinario. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.13, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Os novos contextos escolares nos obrigam a repensar fenômenos tais como a atenção e o desafio à diversidade, o fracasso escolar e o trabalho e infantil, entre outros. Consideramos importante a tarefa de delinear novas abordagens de intervenção, não somente desde a prática profissional do psicólogo, assim como fundamentalmente desde uma equipe interdisciplinar. A complexidade que se observa na escola e nas salas de aula, atravessadas por múltiplas variáveis originadas em seu contexto, mostram a necessidade que estes enfoques devem realizar, através de diferentes olhares profissionais, a fim de compreender e explicar com precisão o fenômeno da aprendizagem, não só desde diferentes marcos teóricos, senão também desde distintos marcos epistemológicos. Durante muito tempo, as explicações foram buscadas aplicando o modelo patológico individual, em carências dos sujeitos, de índole orgânica primeira, individuais / afetivas, mais tarde. Atualmente é necessário ter em conta as variáveis que incidem no aluno desde o âmbito social e do trabalho, cultural e institucional... O psicólogo, conjuntamente com sua equipe, deve considerar os novos contextos sociais a fim de desenvolver ações específicas. A instituição escolar, componente inevitável da construção social e co-produtora de subjetividade, abre um espaço para incorporar novas práticas profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español

 

Creative Commons License