SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Aspectos sociais e de saúde de idosos residentes na comunidade de uma cidade brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

FREIRE, Sueli Aparecida  y  RESENDE, Marineia Crosara de. Estudos e intervenções para a promoção da velhice satisfatória. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.14, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O processo de envelhecimento normal, marcado por diminuição da plasticidade comportamental, aumento da vulnerabilidade e da probabilidade de morte, gera efeitos diferentes para cada indivíduo que pode encará-lo de forma positiva ou negativa. Os estudos na área da Gerontologia sobre o envelhecimento normal, patológico e bem-sucedido têm apontado para a possibilidade de se prevenir muitas das limitações decorrentes do processo e de se promover boa qualidade de vida na velhice, indicada por fatores objetivos e subjetivos. Como as ações e investigações sobre essa fase da vida têm indicado a necessidade de uma abordagem multidisciplinar dos seus problemas, a Psicologia pode trazer importantes contribuições para a construção de programas de pesquisa e de intervenção e para a formação de profissionais interessados em trabalhar as questões do envelhecimento. O grande desafio a ser vencido pelos profissionais e pela sociedade é de criar condições para um envelhecimento satisfatório acessíveis a toda a população.

Palabras clave : Psicologia do Envelhecimento; Gerontologia; Velhice.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License