SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Estudos e intervenções para a promoção da velhice satisfatóriaO nascimento de uma associação de catadores de material reciclável: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

BANHATO, Eliane Ferreira Carvalho; SILVA, Kelly Cristina Atalaia da; MAGALHAES, Neide Cordeiro de  e  MOTA, Márcia Elia da. Aspectos sociais e de saúde de idosos residentes na comunidade de uma cidade brasileira. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.14, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O aumento na proporção de idosos tem propiciado amplo debate sobre a temática do envelhecimento. Tal fato é particularmente verdade nos países em desenvolvimento onde, ao contrário dos países desenvolvidos, o crescimento populacional vem ocorrendo de forma acelerada e num contexto de desigualdades sociais, economia frágil, precário acesso aos serviços de saúde e reduzidos recursos financeiros. Este estudo descreve o perfil de saúde de idosos residentes em uma comunidade brasileira. Para isso, utilizou-se uma amostra representativa da população idosa que vive na cidade de Juiz de Fora (MG), município pertencente à Região Sudeste do Brasil, investigando as características sócio-demográficas desta população. Embora realizado com população específica, este estudo pode contribuir de forma significativa ao fornecer dados importantes sobre as demandas de atendimento e as necessidades de idosos haja vista a escassez de estudos populacionais sobre este estrato da população.

Palavras-chave : Envelhecimento; Saúde e envelhecimento; Cuidado do idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License