SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14Aspectos sociais e de saúde de idosos residentes na comunidade de uma cidade brasileiraLa rehabilitación para mujeres mastectomizadas en un grupo apoyo/soporte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

ANDRADE, Márcia Campos. O nascimento de uma associação de catadores de material reciclável: um estudo de caso. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.14, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Neste artigo, analisamos as mudanças no mundo do trabalho a partir de um estudo de caso sobre o trabalho coletivo na perspectiva da Economia Solidária. Através do trabalho de campo, tendo como um dos recursos metodológicos as Oficinas de Autogestão, e como referencial teórico a Psicossociologia, a Psicologia Social Comunitária, a Teoria de Grupos Operativos e a Análise Institucional, buscamos analisar e compreender o nascimento de uma Associação constituída por ex-trabalhadores do lixão de uma cidade no interior de Minas Gerais/Brasil. Com o foco de investigação na história de vida de trabalho e no processo grupal vivenciado pelos (as) associados (as), buscamos conhecer o processo de construção do vínculo grupal e do projeto coletivo deste grupo, bem como sua transição da heteronomia para a autonomia no trabalho através do exercício da autogestão.

Keywords : Economia Solidária; Trabalho coletivo; Autogestão; Vínculo grupal; Projeto coletivo.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License