SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14O nascimento de uma associação de catadores de material reciclável: um estudo de casoComunicación de la muerte al niño author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SILVA DE OLIVEIRA, Mariza et al. La rehabilitación para mujeres mastectomizadas en un grupo apoyo/soporte. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.14, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Objetivou descrever, através de um relato de experiência, a dinâmica de um grupo de apoio/suporte à mulher mastectomizada. Estudo descritivo e retrospectivo realizado a partir de consultas recorrentes aos documentos, livro de atas, fotos, gravações e trabalhos existentes relacionados com o grupo GEPAM (Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Mulher Mastectomizada) de 1998 até os dias atuais. Os dados foram organizados em forma de relato com a descrição e apresentação do resgate histórico e exposição cronológica dos acontecimentos importantes do grupo. As atividades realizadas sistematicamente foram: exercícios corporais, atividades auto-expressivas, oficinas educativas, artes plásticas através de cursos e atividades de lazer. O estudo permitiu resgatar os benefícios de um grupo de apoio/suporte para o bem-estar de mulheres mastectomizadas, objetivando a recuperação do equilíbrio psicossocial e a qualidade de vida, além da volta à plenitude de suas atividades profissionais, domésticas e afetivas através de estímulos para sua reabilitação total.

Keywords : Neoplasias mamárias; Mulheres mastectomizadas; Atividades grupais; Reabilitação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License