SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14La ética de Van Gogh: una apertura al otroViolencia psicológica de género en parejas rurales cubanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

BORSEZI, C. S. et al. Representação social da psicologia e do psicólogo sob o olhar da comunidade de Assis/SP - Brasil. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.14, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de investigar a representação social da Psicologia e do Psicólogo, segundo a percepção da população de Assis. Na realização da pesquisa levou-se em conta a existência do Curso de Psicologia da Unesp/Assis, bem como do programa de atendimento psicológico à comunidade, realizado pelo Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada “Doutora Betti Katzenstein”, - CPPA que, em tese, contribuiriam para construção de uma representação da ciência psicológica e da atuação do Psicólogo mais próximas da realidade. Foram entrevistados, a partir de questionário previamente testado, 271 sujeitos distribuídos geográfica e proporcionalmente nos diferentes bairros que compõem a zona urbana do município. Os resultados sugerem a falta de conhecimento por parte da comunidade com relação ao objeto de estudo da Psicologia e às formas de atuação profissional do Psicólogo.

Palabras clave : Representação Social; Psicologia; Papel do Psicólogo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License