SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Trabalhadoras brasileiras e a relação com o trabalho: trajetórias e travessias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

GOMES, Nanci Fonseca. A subjetividade do servidor público costituida na relaçao com o estado e a sociedade. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.15, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este ensaio busca refletir sobre aspectos da subjetividade do trabalhador que atua dentro do serviço público, o servidor público. A análise que tem como base a teoria crítica e a psicanálise. Inicialmente foca a formação do servidor, enquanto indivíduo na sociedade e a seguir na instituição pública, passando pela análise do significado do trabalho que realiza e o impacto do preconceito que a ele é destinado em função das mazelas existentes no estado. Finalizamos refletindo em como o preconceito, somados ao trabalho que realiza e ao papel do Estado liberal numa sociedade administrada, impacta na formação do indivíduo servidor público, na sua constituição subjetiva, no sentido de seu trabalho e na sua saúde psíquica.

Palavras-chave : Subjetividade; Servidor plúblico; Teoria critica; Preconceito; Trabalho.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License