SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15Autoconcepto laboral y compromiso: Estudio longitudinal de las transformaciones de la valoración de sí y las expectativas del trabajo elegidoEl desarrollo del pensamiento lateral en las organizaciones author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

BANDEIRA, Noemi; DIAS, Wilka Coronado Antunes  and  SCHMIDT, Maria Luiza Gava. Subjetividade e acidente de trabalho no contexto contemporâneo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.15, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este artigo realiza uma breve análise sobre a situação do mundo do trabalho contemporâneo levando em conta as estratégias de poder e dominação que se escondem atrás da organização do trabalho e que acabam por levar ao acidente de trabalho e às demais conseqüências para a saúde do trabalhador. Busca-se ainda, realizar uma leitura de como a objetividade e a subjetividade dos trabalhadores encontram-se capturadas pelo modo de produção capitalista, tornando menos acessível a consciência, a mobilização política e o exercício da cidadania. Verifica-se como conseqüência o desrespeito aos direitos e a violência imposta aos trabalhadores, que passam a ver no trabalho um lócus de sofrimento e degradação das relações. Nota-se como o acidente de trabalho é um indicador importante da opressão e violência, denunciando a brutalidade do capitalismo inserida nas empresas através da organização do trabalho, que com estratégias manipuladoras tenta ludibriar os trabalhadores, tornando-os “colaboradores” passivos e alienados.

Keywords : Saúde do trabalhador; Acidente de trabalho; Subjetividade.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License