SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15Psicoanálisis en la sociedad actual: violencias y abusos laboralesSocial psychology of work and everyday life: the experience of workers in different micro-political contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

DIAZ PEREZ, Maiky. La Psicología Laboral y de las Organizaciones: nna mirada desde los 90´ en Cuba. Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.15, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Neste artigo dá-se uma olhada crítica à Psicologia do Trabalho e das Organizações (PLO) em Cuba, com caráter testemunhável e de maneira parcial. Como ponto de referência se têm em conta os anos 90, apresentando três idéias fundamentais: Antes dos `90 o vínculo com os problemas mais  urgentes e as demandas do  desenvolvimento econômico de nosso país, ativou o nascimento e desenvolvimento duma PLO autóctone. Como resultado da crise econômica dos `90, o perfil do profissional da Psicologia na área do trabalho se enriquece, impulsionando o desenvolvimento desta área aplicada. No que respeita aos desafios nos 2000, quando a eficiência e a produtividade são desafios atuais da sociedade cubana, a PLO está convocada a contribuir para atingir estas metas. Em correspondência com isso a autora apresenta uma proposta para a Gestão do Potencial Humano contido nas relações laborais entre as pessoas e as organizações, a favor da eficácia organizacional, o bem-estar humano e um desenvolvimento social sustentável. Encerra-se o artigo com o compromisso de continuar fazendo uma Psicologia “com todos e para o bem de todos”, que contribua para o desenvolvimento de nossas nações e para os processos de integração que vive a região.

Keywords : Psicologia Laboral y de las organizaciones; Perfil profesional; Gestion del potencial humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License