SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15Social psychology of work and everyday life: the experience of workers in different micro-political contextsSocial support, health and work: a brief review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SISTO, Fermino Fernandes; BAPTISTA, Makilim Nunes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Análise Fatorial da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT). Psicol. Am. Lat. [online]. 2008, n.15, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Esse artigo teve como objetivo a construção de uma escala de vulnerabilidade ao estresse, denominada EVENT, desenvolvido em duas etapas com amostras respectivas de 388 e 948 trabalhadores universitários ma busca de evidências de validade de construto. Em ambas etapas os fatores foram bem definidos, com pouca migração de itens e qualidade psicométrica adequada aos padrões internacionais, tanto nos valores de comunalidades e distribuição dos itens, quanto nos de fidedignidade. A escala final ficou composta de 40 itens e três fatores, a saber: Clima e Funcionamento Organizacional (16 itens); Pressão no Trabalho (13 itens) e Infra-Estrutura e Rotina (11 itens). Os índices de confiabilidade variaram de 0,77 a 0,91. Espera-se que a EVENT seja uma escala que possa auxiliar profissionais ligados à área organizacional a detectarem funcionários, bem como equipes e áreas de atuação com maior vulnerabilidade ao estresse.

Keywords : Avaliação psicológica; Psicometria; Validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License