SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16A conquista da autonomia e a inclusão escolarAn introduction to the limitations and domains of psychotherapy in the field of neuroscience and genetics of behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza  and  ELIAS, Paula Virgínia Oliveira. Análise comportamental das emoções. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.16, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Em função da importância da investigação das emoções dentro de uma ciência psicológica, o presente estudo tem o intuito de discutir questões referentes aos estados emocionais, bem como sobre o caráter evolutivo biológico das emoções sob a ótica do Behaviorismo Psicológico de Arthur W. Staats. Por se tratar de uma teoria pouco difundida, pretende-se apresentar outros princípios-chave propostos pelo autor, além de apresentar a posição de B. F. Skinner sobre as emoções. Para tal, os estados emocionais são considerados como produto da história evolutiva e pessoal em conjunto com as contingências presentes. Assim, aspectos da inter-relação entre respondentes e operantes necessitam ser abordados. A partir desta concepção, a análise das emoções deve ser realizada por meio da identificação das conseqüências que mantêm os estados emocionais e de suas funções para o indivíduo, já que os estados emocionais exercem função importante na manutenção de vários transtornos comportamentais.

Keywords : Emoções; Inter-relação respondente e operante; Behaviorismo psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License