SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16A conquista da autonomia e a inclusão escolarUna introducción a las limitaciones y alcances de la psicoterapia en el campo de las neurociencias y la genética de la conducta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza  y  ELIAS, Paula Virgínia Oliveira. Análise comportamental das emoções. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.16, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Em função da importância da investigação das emoções dentro de uma ciência psicológica, o presente estudo tem o intuito de discutir questões referentes aos estados emocionais, bem como sobre o caráter evolutivo biológico das emoções sob a ótica do Behaviorismo Psicológico de Arthur W. Staats. Por se tratar de uma teoria pouco difundida, pretende-se apresentar outros princípios-chave propostos pelo autor, além de apresentar a posição de B. F. Skinner sobre as emoções. Para tal, os estados emocionais são considerados como produto da história evolutiva e pessoal em conjunto com as contingências presentes. Assim, aspectos da inter-relação entre respondentes e operantes necessitam ser abordados. A partir desta concepção, a análise das emoções deve ser realizada por meio da identificação das conseqüências que mantêm os estados emocionais e de suas funções para o indivíduo, já que os estados emocionais exercem função importante na manutenção de vários transtornos comportamentais.

Palabras clave : Emoções; Inter-relação respondente e operante; Behaviorismo psicológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License