SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16Análise comportamental das emoçõesFatores de risco e proteção em estudantes de medicina da Universidade Federal do Amazonas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

GARCIA, Horacio Daniel; MORALES DE BARBENZA, Claribel  and  FANTIN, Marina Beatriz. Uma introdução ao alcance e limites da psicoterapia no campo da neurociência e genética do comportamento. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.16, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Atualmente aproximações entre as ciências biológicas e psicologia são evidentes, e, neste sentido, as neurociências, foram estabelecidas como uma plataforma de abordagem das patologias mentais.  O propósito deste trabalho é fazer contato com aportes da genética, observar sua possível vinculação com os transtornos mentais e realizar uma revisão de conclusões mais recentes sobre os efeitos da psicoterapia na expressão genética. Se destaca a influência do meio ambiente como uma condição para a expressão dos genes envolvidos nas comportamentos complexos. As informações recolhidas indicam que numerosas investigações sugerem que mudanças estável o duradouro que ocorrem na pessoa através da aprendizagem ou mudanças, como os produzidos pela psicoterapia pode produzir alterações na expressão gênica. Se conclui assinalando que neste novo campo científico existe, até a atualidade, um reduzido suporte empírico que respalde as evidências obtidas e se destaca a necessidade de superar as limitações dos paradigmas tradicionais para alcançar respostas satisfatórias.

Keywords : Neurociencias; Genética; Psicoterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License