SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Uma introdução ao alcance e limites da psicoterapia no campo da neurociência e genética do comportamentoO sofrimento psicológico dos profissionais de saúde na atenção ao paciente de câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

KATSURAYAMA, Marilise et al. Fatores de risco e proteção em estudantes de medicina da Universidade Federal do Amazonas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.16, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este trabalho é um relato de pesquisa realizado na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Medicina, com o objetivo de identificar fatores que influenciam os níveis de estresse, como a relação familiar e o modo de ser do estudante. Através da aplicação de um teste e um questionário elaborado para analisar fatores de riscos e proteção pudemos avaliar a maneira do estudante de lidar com o estresse da vida acadêmica. Quanto à relação familiar, 93,8% mostrou ter bom vínculo afetivo, e 81,3% declaram que têm pais preocupados com o seu futuro; 51,3% dos estudantes dizem ser uma pessoa ansiosa e 71,3% exigente. O estresse envolve um processo psicológico, definido pela percepção do individuo sobre a situação. Tem-se o comportamento individual e biológico que encontram-se contextualizados em variáveis socioculturais e que determinam a compreensão do adoecer e da saúde do indivíduo.

Palavras-chave : Estresse; Medicina; Modo de ser; Fatores de risco e proteção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License