SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16Fatores de risco e proteção em estudantes de medicina da Universidade Federal do AmazonasSalud y calidad de la vida de los pacientes en hemodiálisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SILVA, Lucia Cecilia da. O sofrimento psicológico dos profissionais de saúde na atenção ao paciente de câncer. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.16, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Tomando as significações do câncer em nossa cultura como intimamente relacionadas ao sofrimento, dor e morte, levantamos alguns pontos de reflexão acerca do sofrimento psicológico que a atenção aos pacientes de câncer pode suscitar nos profissionais de saúde. Para isso, realizamos uma revisão da literatura especializada, privilegiando as publicações brasileiras, que tratam em especial da relação dos profissionais de saúde com doentes graves e com a morte. De modo geral, podemos afirmar que os sentimentos despertados nos médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que atuam em Oncologia, são semelhantes aos dos pacientes e familiares afetados pelo câncer, tais como a negação, a raiva, a culpa, o pensamento mágico e sintomas depressivos. Sentem também a impotência imposta pelos limites dos recursos pessoais e científicos. Tais dificuldades comumente os levam ao isolamento, fazendo-os sofrer em silêncio. Dessa forma, o sofrimento fica mal delineado, nem sempre é levado com a devida consideração e, tampouco, os profissionais são estimulados a buscar formas de elaborá-lo.

Keywords : Sofrimento psicológico; Profissionais de saúde; Câncer; Morte.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License