SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Utilidad del sociograma como herramienta para el análisis de las interacciones grupalesViolência urbana: avaliação de vítimas e pessoas que tiveram acesso à informação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Ações de adequação das condições e práticas de trabalho para inserção de pessoas com deficiência. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.16, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi construir e validar uma escala sobre as ações de adequação das condições e práticas de trabalho existentes nas organizações para a inserção de pessoas com deficiência. Este instrumento visa contribuir com a análise e gestão das condições de inserção de pessoas com deficiência. A escala intitulada “Inventário de Ações de Adequação das Condições e Práticas de Trabalho” foi aplicada em 163 gerentes de 18 empresas nacionais. Para exame da validade de construto do instrumento, utilizou-se a análise fatorial exploratória. A análise gerou três fatores: Sensibilização, Adaptações e Práticas de Recursos Humanos. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,68 a 0,86.

Palabras clave : Pessoas com deficiência; Condições de trabalho; Práticas de recursos humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License