SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16Ações de adequação das condições e práticas de trabalho para inserção de pessoas com deficiênciaEl otro mundo ya existe: de encuentros y distancias. Psicologías liberadas para liberar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

COELHO, Bianca Izoton; OLIVEIRA, Daniela Moraes de; ROSA, Edinete Maria  and  SOUZA, Lídio de. Violência urbana: avaliação de vítimas e pessoas que tiveram acesso à informação. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.16, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A pesquisa objetivou conhecer as experiências com a violência urbana através de entrevistas realizadas com 17 pessoas - vítimas e pessoas que com elas mantinham diferentes graus de proximidade - por meio da metodologia de investigação em rede, em que os entrevistados indicavam outros que souberam da ocorrência. As entrevistas abordaram os seguintes itens de interesse: informações dos casos de violência e seus efeitos, bem como estratégias de enfrentamento da violência. Os dados, organizados através da Análise de Conteúdo, indicaram a presença de efeitos emocionais e comportamentais, como prevenção e mudança de rotina, sendo mais evidentes nas pessoas que souberam do ocorrido através da vítima; banalização da violência; sentimentos diversos em relação à vítima e ao agressor; descrença no sistema de segurança pública e prevalência de estratégias individuais no enfrentamento da violência, além do medo decorrente de um imaginário social onde a violência estaria prestes a acontecer.

Keywords : Violência urbana; Efeitos da violência; Segurança pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License