SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18Avaliação de ações de redução de danos no sistema penitenciário brasileiroA Psicologia do Esporte na iniciação esportiva infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SOUZA, Helder Barros e. Vidas de praça: flanelinhas e exclusão social. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.18, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O artigo questiona a legitimação do discurso excludente, a criminalização e desqualificação do trabalho informal em espaço público. Tomamos como ponto de partida o estudo de um período de acontecimentos no município de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, quando uma série de operações policiais visou coibir a atuação de ‘flanelinhas’ em pontos de um dos bairros centrais da cidade. Foi realizada contextualização a partir da análise de informações e artigos jornalísticos divulgados em publicações oficiais e veículos de comunicação em massa. Para apreciação de dados subjetivos, realizamos pesquisa de campo junto a flanelinhas em um dos pontos mais atingidos pelas operações citadas, coletando material por meio de entrevistas, o que foi submetido à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a tenuidade da fronteira entre o discurso da ordem pública e a exclusão social, e o sofrimento ético-político de indivíduos marginalizados durante/após uma trajetória marcada por violências silenciosas.

Keywords : Exclusão social; Ideologia; Trabalho informal; Cidadania.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License