SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18La violencia psicológica al anciano en la familiaInstrumento de classificação da complexidade emocional dos pacientes internados em hospital geral: relato de experiência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

ANDRADA, Elda G. C.; BELLING, Gabriela; BENETTI, Idonézia Collodel  and  REZENA, Bárbara. Prontidão escolar e estresse parental. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.18, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O presente trabalho levantou dados junto a 130 famílias da cidade de Rio do Sul para verificar a prontidão escolar de crianças entre 5 e 6 anos de idade, matriculadas, no ano de 2007 em sete (07) Centros de Educação Infantil, bem como o estresse dos pais destas crianças. Os resultados mostraram que existe diferença na prontidão escolar de crianças de famílias com maior ou menor nível de estresse, quando observados os grupos acima e abaixo da média de estresse parental. A escolaridade das mães foi estatisticamente significante com a prontidão escolar das crianças. O Estresse Global está correlacionado às famílias com menor número de filhos, que apresentaram maior prontidão escolar. Os resultados também revelaram que quanto maior o número de fatores estressores dos cuidadores maior é a prontidão escolar das crianças, e que as crianças pertencentes ao grupo acima da média de prontidão escolar são filhas de pais com maior nível de Estresse Global.

Keywords : Prontidão escolar; Estresse parental; Família; Risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License