SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Prontidão escolar e estresse parentalDificultades que se presentan en el trabajo terapéutico al emplear imágenes de ascención y descenso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

CALEGARI, Rita de Cássia; REIS, Juliana; SOARES, Paula  e  MENON, Vanessa. Instrumento de classificação da complexidade emocional dos pacientes internados em hospital geral: relato de experiência. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.18, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O presente artigo tem por objetivo descrever a experiência na elaboração e implantação de um instrumento eletrônico que possibilita classificar a complexidade emocional dos pacientes atendidos em um hospital geral pelo Setor de Psicologia. A metodologia utilizada é o relato da experiência. O instrumento desenvolvido dinamiza a assistência psicológica, assegura o acompanhamento dos casos de maior gravidade emocional durante a hospitalização, favorece a comunicação entre a equipe multiprofissional, contribui no controle dos riscos institucionais e facilita o planejamento da assistência psicológica. Os resultados alcançados demonstram que o instrumento possibilita melhor gerenciamento dos esforços e dos recursos humanos, aprimora a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e clarifica a atuação do Setor de Psicologia no acompanhamento dos casos atendidos.

Palavras-chave : Complexidade emocional; Psicologia Hospitalar; Padronização; Prontuário eletrônico; Evolução psicológica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License