SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18Instrumento de classificação da complexidade emocional dos pacientes internados em hospital geral: relato de experiênciaUtilidad del sociograma como herramienta para el análisis de las interacciones grupales author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

STANGE ESPINOLA, Isabel. Dificultades que se presentan en el trabajo terapéutico al emplear imágenes de ascención y descenso. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.18, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Neste trabalho são apresentados uma série de reflexões sobre o uso das imagens da subida e da descida que podem ser indicadas em uma narração com alvos terapêuticos. Usar imagens da subida é muito útil, quando é usado com hipnose de Ericksonian e Daydream dirigido, embora esteja exigido que o terapeuta recorda alguns aspectos que podem afetar os usuários em uma maneira negativa e ser preparados para uma intervenção apropriada. Usar imagens da descida é mais complexa, exige que o terapeuta tem muito desobstruído a finalidade para usar as e os problemas possíveis que podem aparecer quando uma queda ou uma descida abrupta surpreendem o terapeuta que para a queda, através da narração, que causa um problema maior no usuário, em vez de deixar o usuário para continuar livremente com o processo. É apresentado finalmente o relatório de um trabalho terapêutico realizado no centro clínico da psicologia (CECLIPSI), com 20 usuários, usando imagens da subida.

Keywords : Hipnose; Imagens; Ascensão; Redução; A terapéutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License