SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Instrumento de classificação da complexidade emocional dos pacientes internados em hospital geral: relato de experiênciaUtilidad del sociograma como herramienta para el análisis de las interacciones grupales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

STANGE ESPINOLA, Isabel. Dificultades que se presentan en el trabajo terapéutico al emplear imágenes de ascención y descenso. Psicol. Am. Lat. [online]. 2009, n.18, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Neste trabalho são apresentados uma série de reflexões sobre o uso das imagens da subida e da descida que podem ser indicadas em uma narração com alvos terapêuticos. Usar imagens da subida é muito útil, quando é usado com hipnose de Ericksonian e Daydream dirigido, embora esteja exigido que o terapeuta recorda alguns aspectos que podem afetar os usuários em uma maneira negativa e ser preparados para uma intervenção apropriada. Usar imagens da descida é mais complexa, exige que o terapeuta tem muito desobstruído a finalidade para usar as e os problemas possíveis que podem aparecer quando uma queda ou uma descida abrupta surpreendem o terapeuta que para a queda, através da narração, que causa um problema maior no usuário, em vez de deixar o usuário para continuar livremente com o processo. É apresentado finalmente o relatório de um trabalho terapêutico realizado no centro clínico da psicologia (CECLIPSI), com 20 usuários, usando imagens da subida.

Palavras-chave : Hipnose; Imagens; Ascensão; Redução; A terapéutica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol

 

Creative Commons License