SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Violência urbana: avaliação de vítimas e pessoas que tiveram acesso à informaçãoAspectos do Coaching na Seleção Brasileira de GRD e a Inserção da Psicologia no Esporte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

DE LIMA, Aluísio Ferreira. Humano 2.0? Contribuições da Psicologia Social Crítica no debate sobre a 'fabricação de indivíduos' proposta pela Engenharia Genética. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.19, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este artigo propõe reliazar uma discussão acerca das implicações da técnica genética no desenvolvimento dos indivíduos. Para isso partiu-se da Psicologia Social Crítica, propondo entender o fenômeno não apenas no seu aspecto instrumental, mas sim, todo o contexto no qual o indivíduo que está inserido, do mercado de consumo, dos diagnósticos e tratamentos; com a proposta de apresentar uma contribuição tanto teórica, quanto política da psicologia. Finalmente, o presente trabalho tece algumas reflexões sobre a questão da engenharia pré-pessoal e as possibilidades de empedimento da emancipação.

Palabras clave : Psicologia Social; Emancipação; Genética; Identidade; Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License