SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Aspectos do Coaching na Seleção Brasileira de GRD e a Inserção da Psicologia no EsporteLa influencia de la cultura en la motivación laboral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

VIEIRA, José Luiz Lopes; VIEIRA, Lenamar Fiorese; FERRAZ, Christiane de Cássia  and  DE OLIVEIRA, Leonardo Pestillo. Autoconceito e esporte: uma análise no contexto competitivo de rendimento. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.19, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Esta pesquisa buscou investigar a valorização do autoconceito em equipes de voleibol. Foram sujeitos 31 atletas de voleibol, das categorias adulto e juvenil de ambos os sexos. Utilizou-se como instrumento de medida a Escala Fatorial de Autoconceito. Para a análise dos dados foram utilizados o teste kruskall-Wallis e MANOVA. As equipes comportaram-se de forma semelhante quanto aos fatores do autoconceito, ocorrendo diferença estatisticamente significativa para o fator segurança entre as equipes juvenis feminina e masculina. O fator ético-moral apresentou altos níveis de valorização em relação aos outros fatores, sendo estatisticamente superior nas equipes feminina e masculina juvenis. Na equipe masculina adulta, este fator foi superior ao "somático", "receptividade" e "atitude social". O sentimento de pertencer a um grupo socialmente valorizado parece ser o principal motivo dos atletas se perceberem como sujeitos morais. Conclui-se que existem diferenças de gênero quanto ao autoconceito ("segurança") com o esporte favorecendo o sentimento de "moralidade".

Keywords : Autoconceito; Psicologia do esporte; Voleibol.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License