SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Aspectos do Coaching na Seleção Brasileira de GRD e a Inserção da Psicologia no EsporteLa influencia de la cultura en la motivación laboral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

VIEIRA, José Luiz Lopes; VIEIRA, Lenamar Fiorese; FERRAZ, Christiane de Cássia  y  DE OLIVEIRA, Leonardo Pestillo. Autoconceito e esporte: uma análise no contexto competitivo de rendimento. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.19, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Esta pesquisa buscou investigar a valorização do autoconceito em equipes de voleibol. Foram sujeitos 31 atletas de voleibol, das categorias adulto e juvenil de ambos os sexos. Utilizou-se como instrumento de medida a Escala Fatorial de Autoconceito. Para a análise dos dados foram utilizados o teste kruskall-Wallis e MANOVA. As equipes comportaram-se de forma semelhante quanto aos fatores do autoconceito, ocorrendo diferença estatisticamente significativa para o fator segurança entre as equipes juvenis feminina e masculina. O fator ético-moral apresentou altos níveis de valorização em relação aos outros fatores, sendo estatisticamente superior nas equipes feminina e masculina juvenis. Na equipe masculina adulta, este fator foi superior ao "somático", "receptividade" e "atitude social". O sentimento de pertencer a um grupo socialmente valorizado parece ser o principal motivo dos atletas se perceberem como sujeitos morais. Conclui-se que existem diferenças de gênero quanto ao autoconceito ("segurança") com o esporte favorecendo o sentimento de "moralidade".

Palabras clave : Autoconceito; Psicologia do esporte; Voleibol.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License