SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Evaluación Psicológica como instrumento de acceso a la justicia en el contexto de la ley Maria da Penha (Ley 11.340/2006)Influencia de la urbanización en la vivienda rural y calidad de vida en las familias - CONACyT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  DOS SANTOS, Manoel Antonio. Relacionamentos afetivos na literatura científica: uma revisão integrativa sobre a noção de conjugalidade. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.19, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O objetivo é apresentar uma revisão integrativa da literatura científica acerca do tema conjugalidade. Pelas bases LILACS, SciELO e PEPsic, foram selecionados artigos indexados entre 1970-2008. Com base nos critérios de seleção, foram recuperadas 14 publicações. Os estudos abordam a conjugalidade não apenas dentro do casamento, mas na coabitação, transições para o casamento e parentalidade, recasamentos, separações e uniões homoafetivas. Dentre as perspectivas teóricas utilizadas, prevaleceu o referencial psicanalítico e construcionista social. Conclui-se que a crise da conjugalidade na pós-modernidade tem gerado novas possibilidades psicoterapêuticas para casais, acompanhando as mudanças que têm redimensionado a instituição do casamento. As pesquisas se pautam nesse movimento de desconstrução/dissolução e reordenamento dos arranjos familiares, que engendram novas organizações socioculturais, bem como transformações dos modos de subjetivação e das modalidades de vinculação social, afetiva e sexual.

Palavras-chave : relações conjugais; casamento; literatura de revisão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License