SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Influencia de la urbanización en la vivienda rural y calidad de vida en las familias - CONACyTO sofrimento psicológico dos profissionais de saúde na atenção ao paciente de câncer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

KATSURAYAMA, Marilise et al. Fatores De Risco e Proteção Em Estudantes De Medicina Da Universidade Federal Do Amazonas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.19, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este trabalho é um relato de pesquisa realizado na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Medicina, com o objetivo de identificar fatores que influenciam os níveis de estresse, como a relação familiar e o modo de ser do estudante. Através da aplicação de um teste e um questionário elaborado para analisar fatores de riscos e proteção pudemos avaliar a maneira do estudante de lidar com o estresse da vida acadêmica. Quanto à relação familiar, 93,8% mostrou ter bom vínculo afetivo, e 81,3% declaram que têm pais preocupados com o seu futuro; 51,3% dos estudantes dizem ser uma pessoa ansiosa e 71,3% exigente. O estresse envolve um processo psicológico, definido pela percepção do individuo sobre a situação. Tem-se o comportamento individual e biológico que encontram-se contextualizados em variáveis socioculturais e que determinam a compreensão do adoecer e da saúde do indivíduo.

Keywords : estresse; medicina; modo de ser; fatores de risco e proteção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License