SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20El público cinematográfico cubano y su educación: una mirada crítica a la formación crítica de la mirada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

CALVINO, Manuel. Psicología e invisibilidad. El no "extraño" caso de los públicos y las audiencias invisibles. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.20, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

No presente artigo o autor analisa o assunto da invisibilidade dos públicos e as audiências em relação a dois aspectos fundamentais: 1. um déficit nos instrumentos que permitem fazer visível o invisível. Então o assunto é da ordem do metodológico; 2. um déficit na pertinência mesma da visibilidade. E então o assunto é da ordem do epistemológico. Dito de outro modo, ou não "se vê" porque não há como vê-lo. Ou "não se vê" porque sua visibilidade não está pressuposta no paradigma de referência. O autor se soma também a uma proposta libertadora sustentada na participação, a construção conjunta. O passar de uma epistemologia da unilateralidade, a uma epistemologia da multiplicidade.

Palavras-chave : Epistemologia; audiência; meios de comunicação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol