SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Perfume de RevoluciónLeer, memorizar, interiorizar y aprender hoy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

AZZI, Roberta Gurgel. Contribuições da Teoria Social Cognitiva para o enfrentamento de questões do cotidiano: o caso da mídia. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.20, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este artigo tem como objetivo apresentar e problematizar contribuições da Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura, que fundamentam iniciativas midiáticas no campo do entretenimento-educação. O texto situa o leitor sobre a articulação teoria social cognitiva e o campo do entretenimento-educação mostrando que esta aproximação tem mais de 20 anos. Em seguida descreve um projeto específico - Taru - desenvolvido com suporte da teoria, embora não só dela. Taru era o nome da protagonista central de uma rádio-novela semanal veiculada na India entre fevereiro de 2002 a fevereiro de 2003. Treze personagens faziam parte do núcleo central da trama que se desenrolava em torno de Taru, caracterizada como uma jovem com estudo, idealista, inteligente e gentil que trabalhava pelo empoderamento das mulheres do meio rural. No desenvolvimento dos programas Taru funcionava como o modelo positivo para gênero e igualdade entre castas. Na sequência das informações sobre o projeto Taru, seguem esclarecimentos sobre a presença da teoria no desenho dos programas midiáticos, para depois finalizar com considerações gerais sobre possibilidades de exploração de outros caminhos em temáticas de interesse da América Latina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués