SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Contribuições da Teoria Social Cognitiva para o enfrentamento de questões do cotidiano: o caso da mídiaLa TV y la victimización author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

PRESTES, Roberto Balaguer. Leer, memorizar, interiorizar y aprender hoy. Psicol. Am. Lat. [online]. 2010, n.20, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Os centros educativos são hoje um lugar privilegiado para observar o você dê/encontro de suas propostas com os interesses de jovens alunos acostumados a uma cultura digital participativa, horizontal, multimídia e de convergência. A nova matriz cultural na qual nos achamos, inundada de tecnologia, coloca determinados requerimentos cognitivos próprios desta nova cultura digital. No entanto, as instituições educativas se mantêm [incólumes] frente às mudanças. Ler, memorizar e [interiorizar] contidos seguem sendo elementos fundamentais para a educação e para a avaliação, mas nem sempre para a vida real. Conhecer hoje pareceria não passar por conter, pela capacidade interna, mas pelas velocidades de acesso aos lugares (redes, bases, outros) que contêm a informação. A denominada subjetividade pedagógica punha em jogo diferentes supostos que hoje parecem [desactualizados]. A memória de evocação deixou passo à memória de reconhecimento, [ésa] que é capaz de reconhecer pistas, atalhos, deixa-vu, de ré-conhecer lo já visto mesmo que seja superficialmente e velozmente.

Keywords : Educação; tecnologia; interior; subjetividade; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish