SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Coping Em Estudantes Universitários: Relação Com Áreas Do ConhecimentoAuto-eficácia Docente: Um Estudo com Professores de Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

AGUILERA, José Rafael Escalona; LEYVA, Daylen Ricardo; GREY, Teresa Benítez  y  MONNAR, Otoniel Vázquez. Las Funciones Ejecutivas en Pacientes Alcohólicos. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.21, pp. 14-48. ISSN 1870-350X.

Esta pesquisa é um estudo descritivo das características de dois componentes das funções executivas cognitivas num grupo de pacientes alcoolistas da comunidade Gibara 1, província de Holguín. Esta pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio de 2008, com o objetivo de caracterizar a flexibilidade mental e capacidade de implementar estratégias para novas situações, para fornecer elementos importantes de diagnóstico do estado dessas funções nesses pacientes, para o desenvolvimento de futuras estratégias de reabilitação neuro-cognitiva que pode compensar os danos causados pelo consumo excessivo e prolongado do álcool. A necessidade de estudar este problema no município Gibara foi justificado pela extensão da doença e deficiência de Saúde Mental Comunitária no Centro de serviços de reabilitação. A amostra foi constituída de 17 pacientes alcoolistas classificados na Atenção Primária à Saúde (APS). A metodologia quantitativa foi utilizada para o processamento e análise dos resultados. Para caracterizar os componentes das funções executivas foi aplicada ou Wisconsin carrinho Sorting Test Card Sorting Test, de uma alta validade na sua avaliação. Os resultados mostraram um deterioro na flexibilidade mental desses pacientes e tanbem capacidade limitada para a implementação de estratégias para novas situações ou mudanças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )