SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21Professional Choice Self-efficacy Scale: psychometrics properties preliminary evaluationMineros de Chile. "Prueba de campo" de la Teoría Polivagal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

PENTEADO, Ana Carolina Mantovani et al. Liderança e Assédio Moral: a administração perversa do sentido do trabalho. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.21, pp. 71-82. ISSN 1870-350X.

O assédio moral no trabalho não é um fenômeno recente. No entanto, têm-se ampliado as discussões acerca da questão, suas causas e os fatores organizacionais intimamente ligados a ela. Este artigo traz à luz o conceito de assédio moral no âmbito do trabalho e faz reflexões sobre os modelos de gestão e liderança, e de que forma desencadeiam este processo, ao mesmo tempo, questiona as alternativas que minimizem o impacto desse problema através de uma gestão consciente e participativa, pela criação de espaços e políticas educativas, valorizando-se o trabalhador e construindo um ambiente ético de trabalho. Além disso, propõem-se alternativas de prevenção do assédio moral, por meio da liderança com a contribuição do psicólogo organizacional e do trabalho.

Keywords : assédio moral; liderança; psicólogo organizacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )