SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Escala de Auto-Eficácia para Escolha Profissional: avaliação preliminar das propriedades psicométricasMineros de Chile. "Prueba de campo" de la Teoría Polivagal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

PENTEADO, Ana Carolina Mantovani et al. Liderança e Assédio Moral: a administração perversa do sentido do trabalho. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.21, pp. 71-82. ISSN 1870-350X.

O assédio moral no trabalho não é um fenômeno recente. No entanto, têm-se ampliado as discussões acerca da questão, suas causas e os fatores organizacionais intimamente ligados a ela. Este artigo traz à luz o conceito de assédio moral no âmbito do trabalho e faz reflexões sobre os modelos de gestão e liderança, e de que forma desencadeiam este processo, ao mesmo tempo, questiona as alternativas que minimizem o impacto desse problema através de uma gestão consciente e participativa, pela criação de espaços e políticas educativas, valorizando-se o trabalhador e construindo um ambiente ético de trabalho. Além disso, propõem-se alternativas de prevenção do assédio moral, por meio da liderança com a contribuição do psicólogo organizacional e do trabalho.

Palavras-chave : assédio moral; liderança; psicólogo organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )