SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Liderança e Assédio Moral: a administração perversa do sentido do trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

VIVEROS ORDONEZ, Ana Luisa; TEPEPA FLORES, Li Erandi; MEDINA, Ariana Ma. Luisa Hernández  y  DOMINGUEZ TREJO, Benjamín. Mineros de Chile. "Prueba de campo" de la Teoría Polivagal. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.21, pp. 82-104. ISSN 1870-350X.

Devido ao impacto social e de mídia que teve esse evento, se realizou um estudo para identificar as alterações emocionais nos mineiros presos analisando as mudanças nas expressões faciais (Ekman, 1979). De acordo com Porges (1992, 2001, 2005 e 2009) em sua Teoria Polivagal, isso pode ser explicado pelo sistema de engajamento social, que reflete o estado de regulação neuronal visceral observado nas mudanças faciais. Utilizando dados publicamente disponíveis foi analisada a expressão facial da emoção e da linguagem corporal de cada mineiro, encontrando um valor preditivo deste, tendo identificado aos mineiros que necessitariam de atenção especializada em saúde mental. O objetivo é identificar " marcadores socio-emocionais" com uma base neural e autonômica da vulnerabilidade ao estresse através da medição do tono vagal, a fim de discriminar a propensão ao desenvolvimento do TEPT, para sua intervenção atempada e adequada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )