SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Representación infantil de la influenza A, a través de un dibujo a tema índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

ALMUSSA, Aline  y  SCHMIDT, Maria Luiza Gava. Aspectos das Condicições e Organização do Trabalho na Ocorrência de Acidentes entre Profissionais da Enfermagem. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.22, pp. 1-13. ISSN 1870-350X.

O artigo objetivou identificar aspectos das condições e da organização do trabalho que influenciem as ocorrências de Acidentes de Trabalho (AT) entre profissionais da enfermagem, bem como: identificar as percepções dos trabalhadores sobre a ocorrência de AT no contexto estudado; contribuir com informações técnico-científicas para compreensão dos agravos à saúde dos trabalhadores. Os dados foram coletados numa instituição hospitalar no interior do estado de São Paulo. Foram entrevistados: 45 auxiliares de enfermagem, 44 técnicos e 11enfermeiros, através de entrevistas individuais semi-estruturadas. A analise qualitativa, tomou como referência a Psicodinâmica do Trabalho de Dejours. Resultados revelaram que problemas organizacionais como: bancos de hora; deficiência no quadro funcional; sobrecarga de trabalho; horas de sono insuficientes; duplas jornadas; problemas de ergonomia; falta de equipamentos de segurança, aparecem como principais indicadores relacionados às ocorrências de AT.

Palabras clave : Organização do Trabalho; Acidentes de Trabalho; Profissionais da Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )