SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Aspectos das Condicições e Organização do Trabalho na Ocorrência de Acidentes entre Profissionais da EnfermagemAcreditación en Psicología en el Cono Sur de América índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

GUZMAN, Maricela Osorio; GUZMAN, Manuel Antonio Osorio  y  GUZMAN, María Guadalupe Osorio. Representación infantil de la influenza A, a través de un dibujo a tema. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.22, pp. 1-13. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste trabalho foi analisar e descrever os aspectos que conotaram a representação da gripe tipo A em um grupo de crianças e adolescentes da escola primária e secundária na região metropolitana do Mexico, através de um desenho a tema e um questionário. Participaram 386 sujeitos (X idade = 11.72; D.S= 2) 180 homens e 206 mulheres. A metodologia adotada foi prevalentemente do tipo qualitativo. A análise dos desenhos foi realizada por dois pesquisadores independentes (98% de acordo). A analise das respostas foi efetuada com software ALCESTE (Reinet, 1986). Surgiram 4 universos lexical, denominados : doença grave/atitude do No; doença perigosa-mortal/recomendações proativo; contagio concreto e tratamento. A percepção da gripe evidencia-se como uma experiência social e humana, que inclui a pessoa e o seu ambiente, e reflete a consciência cultural, os valores e as normas do grupo.

Palabras clave : Representação da doença; Gripe A; desenho a tema; ALCESTE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )