SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Representación infantil de la influenza A, a través de un dibujo a temaO "feio e o belo": reflexões sobre os efeitos de uma ideologia do corpo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

DI DOMENICO, Cristina  y  PIACENTE, Telma. Acreditación en Psicología en el Cono Sur de América. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.22, pp. 1-18. ISSN 1870-350X.

A reorganização geopolítica e sócio-econômico na região da América do Sul empurrou a partir da década dos anos 90 na área do ensino superior, a atenção para a qualidade dos processos educativos ea aplicação gradual das regulamentações nacionais em matéria de avaliação e / ou regulamentação. Em relação ao ensino de Psicologia, foi ativado o envolvimento das organizações psicológicas, revisão científica e profissional de seus cursos. Com ênfase e níveis díspares de curso em diferentes países da região, os procedimentos de avaliação foram criados no meio de uma controvérsia entre a qualidade e avaliação, especialmente fora das universidades, uma situação que não impediu o passeio a ministerial caminhos que culminam com respectivas qualificações. O desafio agora seria a de apresentar contribuições da pesquisa para os processos em curso, para atingir os parâmetros gerais e específicos adequados às realidades que são impressos em procedimentos de avaliação. Mais notadamente, no Cone Sul da América, a avaliação e / ou qualidade de acreditação pode ajudar a consolidar o reconhecimento social necessário para a profissão na diversidade de seus usos. Esta acção deverá ser orientada a partir do que foi chamado de "avaliação responsivo", isto é, que é sensível à sua própria meta e inclui aspectos tais como usos políticos e éticos da avaliação. Esta apresentação irá analisar as ações em três países da região e avaliar as suas perspectivas futuras em termos de avaliação e viabilidade objetivo a gestão das mudanças sugeridas.

Palabras clave : Formação em Psicologia; Cone Sul da América; Avaliação; Credenciamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )