SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Acreditación en Psicología en el Cono Sur de AméricaElaboração de cartilha educativa para paciente diabético como intervenção psicológica: um trabalho multiprofissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

MIRANDA, Sheila Ferreira. O "feio e o belo": reflexões sobre os efeitos de uma ideologia do corpo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2011, n.22, pp. 1-8. ISSN 1870-350X.

Este ensaio discute os efeitos do imperativo da beleza sobre o contexto identitário de afro-descendentes brasileiros. A partir das significações atribuídas no cotidiano às intervenções no corpo e cabelo e às diversas contribuições da mídia, defendemos que a reiteração do discurso estético hegemônico é, sobretudo, uma questão de cunho político, que apresenta como efeito imediato a produção de um ideal estético eurocêntrico às custas da abjeção do corpo negro. Entretanto, este processo, denominado ideologia do corpo, tem em suas raízes a fissura necessária à própria contestação: a necessidade de uma reiteração contínua demarca a fragilidade do imperativo da beleza, indicando possibilidades de espaços de insubordinação e rearticulação de um domínio identitário até então invisibilizado. Assim, o domínio dos salões étnicos, insurge como um espaço no qual a beleza afro-descendente pode ser reinscrita, constituindo o alicerce para que estes corpos, até então abjetos, possam emergir como uma nova construção do belo.

Palabras clave : abjeção; afro-descendentes; corporeidade; estética; identidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )