SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Estilos de crianza parental percibidos en la infancia como factores de predisposición motivacionalIndicadores de rehabilitación psicológica en el paciente con insuficiencia renal crónica terminal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

TERAN, María Antonieta Covarrubias  y  JIMENEZ, Adrián Cuevas. Autovaloración de los estilos parentales. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp. 19-42. ISSN 1870-350X.

Atualmente, várias pesquisas têm apontado que a diversidade dos discursos sociais e psicológicos tem propiciado uma perda de segurança em pais e mães, no qual repercutiu em muitos casos de confiança para educar seus filhos; confiança que em outros tempos, com certeza, concederam tradições antigas. Esta situação coloca em questão a imagem dos pais e a capacidade educativa, ou seja, a autoestima de seu próprio estilo parental que regem a educação de seus filhos e que trazem implicações para o desenvolvimento infantil. Este trabalho propõe a autoestima que têm pais e mães sobre seus estilos de criança, com filhos em idade escolar, pertencentes à uma instituição de ensino de classe média. A amostra estudada desta avaliação parental refere-se a tanto a características favoráveis como desfavoráveis para o desenvolvimento de seus filhos, encontrando três tendências sobre a autoestima dos pais: 1) aqueles que são valorizados em uma empresa de prática e segura; 2) alguns que se encontram em atividade cheia de dúvida e insegurança e 3) outros que assumem uma prática ambivalente.

Palabras clave : auto-avaliação; pai; pais; mães; estilo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )