SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Indicadores de rehabilitación psicológica en el paciente con insuficiencia renal crónica terminalMetodologia de pesquisa em psicossociologia: Estudos sobre o campo religioso afro-brasileiro a partir dos estudos pós-coloniais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

MARGARIDA, Sim-Sim  y  PULIDO, Ramón Fernández. Pasión y experiencias afectivo-sexuales en jóvenes portugueses. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp. 68-82. ISSN 1870-350X.

O estudo descreve os comportamentos afetivo-sexuais e as suas relações com a paixão, numa amostra de portugueses (41.8% rapazes e 58.2% moças) com idades entre 12-22 anos. Aplicou-se a Escala de Paixão (Feybesse, Neto & Hatfield, 2011) que apresentou boa fidelidade. Os resultados mostram que 38% têm namorado 73.1% experimentaram petting, 32.6% assumiram e em média tiveram dois parceiros sexuais. Os sujeitos vivem a paixão com intensidade, sem diferenças quanto ao sexo e idade. São mais apaixonados aqueles que têm parceiro sexual estável e os que têm práticas de petting e coito. Nas moças, a associação entre a paixão e a maior experiencia sexual é significativa. As moças mais apaixonadas, com namorado atual e com relações coitais, tendem a não usar preservativo. Os resultados sugerem a importância da paixão na educação sexual dos jovens.

Palabras clave : paixão; sexualidade; adolescência; romance.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )