SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Pasión y experiencias afectivo-sexuales en jóvenes portuguesesInfluência da religiosidade e sintomas de desesperança em mulheres prisioneiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

LAGES, Sônia Regina Corrêa. Metodologia de pesquisa em psicossociologia: Estudos sobre o campo religioso afro-brasileiro a partir dos estudos pós-coloniais. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp. 83-96. ISSN 1870-350X.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a necessidade de inserir o pensamento pós-colonial e os estudos subalternos na pesquisa em psicossociologia, justificada pela busca da consolidação de novas abordagens metodológicas que guiem a tradução das narrativas de auto-representação das minorias sociais. Ilustram essa discussão os textos de duas mulheres médiuns, filiadas à religião afro-brasileira da Umbanda a respeito das entidades do Preto-velho e da Pomba-gira. Tais narrativas mostram a inscrição das vozes subalternas, tanto na superação da história de opressão e marginalização sociocultural, como na denúncia dos mecanismos opressivos que construíram e constroem a condição subalterna.

Palabras clave : estudos pós-coloniais; metodologia; psicossociologia; vozes subalternas; campo religioso afro-brasileiro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )